expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Historia de Um Zagueiro


 

PARTE 1

A história de um zagueiro camisa 3, chamado   Josman Neri


 Jogos Regionais da AABB - Roraima – 2014 - Trofeu de campeão e medalha de artilheiro


Meu propósito não é expor minha vida, mas fazer algumas menções sobre a caminhada de um zagueiro que serviu o futebol de Tarauacá e que fez história no futebol do Acre. A ideia é disponibilizar na internet para pesquisa e divulgação. Tenho dito que a vida passa, a história fica. 


A origem

Nascido no seringal Itamaraty, Rio Muru, Tarauacá, no Acre, 40 anos, filho de José Neri e Joana Paiva, casado há 20 anos com Joelma Catão. Dois filhos, Maria de Lourdes Catão Neri e Luiz Caetano Catão Neri. Graduado em Educação Física pela UFAC, Pós-Graduado em Gestão Pública, Professor de Educação Física, compôs as seleções de futsal, futebol e vôlei de Tarauacá, posteriormente, fundou em 2003 a Liga de Futsal do município.

Nos seringais não existiam Escolas de ensino regular, razão pela qual, meus pais, resolveram, em 1976, vender suas terras e se transferir para a cidade. O objetivo era nos colocar numa escola e iniciar uma nova vida, um futuro melhor.

Ao chegarmos na cidade, moramos no bairro Senador Pompeu, praia, com 7 anos fui matriculado na Escola Omar Sabino de Paula, iniciava ali um novo tempo de aprendizado sistematizado, ao tempo que aprendia, também fazia novas amizades com crianças e adolescentes da cidade.





Josman e Jamisson Neri - seringal Itamarty
 1976

Primeiro boletim - Profa. dona Maria (mãe da Elizan)





O futebol na infância 
Incentivado pelo meu pai (que amarrava uma bola numa corda na sala de casa para que eu ao chutar ela voltasse) desde cedo sempre gostei de esporte, principalmente, o futebol. Até a metade da segunda década de vida, jogava muito no quintal de casa com meu irmão Jâmisson Neri, com a rapaziada do bairro, na rua mesmo com trave de tijolos, nas praias, nos campos e na quadra da fogás, hoje, posto Maria da Luz.

Entre muitos amigos da época, destaco: Nena Gomes, Juvenal Correia, Tabele, Nonatin Mandico, Natalino, Cairara, Velho Lima, Pedro e Zequinha Ferreira, Laildo e Nilson Amorim, Chiquin "Buchudo", Buriti, Zé Puruca, Jâmisson Neri, Altemar Neri, e, além é claro, o mestre Ludgério Bonfim, treinador da nossa equipe Juvenil da Praia, que aos sábados no “Peladão”, jogava contra o Botafogo do Albanir Morais, Adir e Neto Moura. Quem lê, lembra, e sabe a que me refiro. Foi um tempo divertido, alegre e de aprendizado.

Na adolescência, morando no mesmo bairro, as amizades foram ampliando, portas estavam se abrindo, iniciava novas possibilidades de mudança.


A partir de 1989

Com 17 anos, fui revelação no campeonato municipal e posteriormente convocado para Intermunicipal de seleções, na época fazer parte da seleção era o sonho de todos os garotos.

O tempo passava, fui crescendo, aprendendo e sendo valorizado no que mais sabia fazer, jogar futebol. Em 1991, fui convidado para jogar no Juventus, uma equipe profissional de Rio Branco, pelo Juventus participei do campeonato estadual de futebol e da Copa do Brasil. Naquela época, jogar em Rio Branco e por uma grande equipe era o desejo e um desafio. Era técnico, o Professor Júlio D’Anzecout (já falecido), auxiliar, Professor Gualter Craveiro, aos quais tenho respeito e admiração.
 

Participação nos clubes
Aos 14 anos de idade iniciei a participação nos campeonatos de futebol de Tarauacá, naquela época era realizado no “PELADÃO”, hoje Cohab. As equipes pelas quais defendi foram:

- Londrina(1986/1987), do Ludgério Bonfim, clube fundado pelo meu Pai;

- Curitiba(1988/1989), do Neto Viana, Deusmar Rego e Zeca, fui convidado por Célio Acioly, Zé anão e Neto Viana;

- Vasco da Gama(1989/1990), do Junior e Kenedy Menezes, convidado pelos amigos Adir, Pinheiro e Pelezinho;

- Cruzeiro(1991), convidado por Marlino Vitorino, nesse ano participei apenas do torneio início;

- AC Juventus(1991/1994/1995/1996), do Roberto Chaar, Farney Lima, e Prof. Gualter Craveiro, convidado por Júlio D'Anzecourt.

- Rio Branco FC(1992), do Chicão, convidado por Sebastião Alencar e Diogo Elias;

- Londrina(1993), convidado pelo Marcão;

- Verona(1994), do Domício, Artur Cantiga e Edmilson Jansen;

- Praia(2009), do Vilson Mezer, o Tinha, Hilário Gumercino, convidado por Manoel Monteiro;

- Flamengo de Feijó(2009), convidado pelo amigo Lau.


Títulos em Campeonatos
- Campeão Municipal de Tarauacá de Futsal e Futebol por várias equipes da cidade;

- Campeão Acreano de Futebol Júnior (Rio Branco – 1992);

- Campeão Acreano de Futebol Profissional (Rio Branco – 1992);

- Bi-Campeão Acreano de Futebol Profissional (Juventus - 1995 e 1996);

- Campeão Municipal de Futebol de Feijó (Flamengo - 2009);


O teste no Santos
Em 1991, fui considerado o melhor zagueiro do campeonato acreano, o destaque. Logo em seguida, o técnico do Rio Branco de outro Estado, Toninho Silva, me convidou pra passar dois meses no Santos Futebol Clube, fazendo teste, aceitei de imediato. Sair do Acre, um Estado pequeno, pouco conhecido naquela época, e jogar no Santos, não era fácil, as dificuldades eram grandes. Na Vila Belmiro existia atletas de todos os Estados brasileiro. O Acre era muito discriminado, diferente do que é hoje.


Considerações
Diante de tantas coisas acontecendo muitas vezes me emocionava. Não pelo fato de ter sido avaliado pela crítica esportiva como o melhor zagueiro ou ter feito um teste no Santos, mas pelo contexto histórico de vida.

Nessas circunstâncias, vivendo um bom momento, era um pouco do que esperava pela frente, estava vivendo situações de alegria, felicidade pelas conquista vindas tão rápido.

Por fim, falar de sua própria vida, muitas vezes torna-se complexo e nos remete a uma ideia de invasão de privacidade. Gostaria muito de partilhar e tornar público parte da minha trajetória como atleta, para que gerações futuras possam conhecer a história de um certo zagueiro camisa 3, de Tarauacá, chamado Josman Neri.
 


 

Em Tarauacá, vivi e construí minha vida e familia. Nasci, cresci, brinquei, amadureci e fiz amizades. Hoje busco novos desafios, e, sigo os projetos elaborados na base familiar. Me mudei pra Rio Branco com objetivo de adquirir novos conhecimentos e um estilo de vida diferente. Eu e minha esposa Joelma, tomamos uma decisão que já vínhamos pensando há bastante tempo. Além de pensar nos filhos, estamos também pensando no conjunto de benefícios que podemos encontrar.

Tarauacá se destaca como uma das cidades do Acre mais animada, de um povo alegre, trabalhador e consciente politicamente. No esporte, revelou talentos como: Josman, Sairo, Neto Moura, Marcelo, Rogério, Araújo Jordão e agora o jovem Radames, além de outros é claro, destacados nas fotos e textos abaixo.

Aqui você vai encontrar fotos do passado. A história, os momentos, os clubes, os títulos amador e profissional. Do esporte tirei várias lições, uma delas é que ou você ganha ou perde. Isso me fez procurar conhecer melhor a razão, causa e consequência das coisas.

A história é pra ser contada. A própria bíblia diz: com o tempo, nós e aquilo que fazemos, nossos atos, nossas atitudes, nossa história, serão esquecidos. Deixar na gaveta um pouco da minha história no futebol acriano, na qual envolve tantos atores importantes, seria contribuir com o esquecimento. Não deixar que o tempo nos faça esquecer dos fatos, das glórias, das angústias, do sucesso. Esse é o objetivo. 

Um abraço e desfrute um pouco da história de um zagueiro camisa 3 que serviu o esporte de Tarauacá.





O Campo e a Boa

                    Josman Neri - 14 anos


Muito se tem dito, muito ainda é preciso dizer sobre o esporte de Tarauacá, especialmente o futebol, que sempre foi a marca do esporte local e destaque em vários momentos da história do Acre nas competições onde as equipes e selecionados do nosso município despontavam e despontam como uma grande atração e apresentação de bom nível.

Participar da construção da história do esporte de Tarauacá tem sido um orgulho para mim. Mais gratificante, ainda, é participar de implementação de políticas públicas para o setor. Costumo dizer que a história deve ser contada e o conhecimento adquirido ao longo da vida deve ser partilhado, repassado às novas gerações para que sigam caminhos já palmilhados.

Meu objetivo é disponibilizar um pouco da minha caminhada no futebol acriano. Muitos fatos não estão sendo relatados, no entanto, as fotos aqui postadas de quem fez parte dos momentos, refletem em cada um de nós, recordação, alegria e reflexão, servindo, também, para homenagear quem sempre representou patrioticamente e elevou a credibilidade do nosso futebol.

No Juventus
No ano de 1991, através de Gualter Craveiro, o ténico Júlio D'Anzecourt veio treinar a nossa Seleção de Tarauacá para participar do intermunicipal daquele ano, uma competição realizado pela Federação de Futebol do Acre. Naquela época, o amigo Adir, já fazia sucesso em campeonatos amador pelo Tarauacá, equipe formada por tarauacaense que residem em Rio Branco, entre eles, Solino, Carlito Farias, Gualter, Rone e Ronaldo Craveiro.

Após o intermunicipal, o Prof. Júlio e Gualter me fezeram uma proposta para jogar no Juventus. Conversei com a família, pedi opinião de amigos e segui para Rio Branco, no mesmo ano foi eu e o Adir para o Juventus. Jogar ao lado de Paulo Henrique, Paulão, Ulisses Torres, Oton Sales, Ivo, Rocha, Delcir, entre outros, era o que faltava para amadurecer e fortalecer meu potencial. A experiência e apoio desses atletas foi fundamental para minha segurança. Era o que precisava para jogar tranquilamente.

Nesse ano de 1991, fui destaque no futebol profissional do Acre, considerado um dos melhores zagueiro do campeonato. Com boa performance, várias portas se abriram, convites de outros clubes eram feitos, oportunidades que viam e que deveria aproveitar.





Evandro e Ramon (Cruzeiro do Sul) e Adir e Josman (Tarauacá)
maio de 1991 


Josman, Adir e Ramon





Franciscley(2), Goleiro Clowsbey e Josman








Escanteio: Franciscley(2), Goleiro Clowsbey e Josman



Acima: Paulo Henrique,(ACJ), Anderson (RB), Josman, Clowsbey e Gilmar (RB)
No Meio: Anderson (RB), Josman, Clowsbey, Delcir, Merica (RB), Paulo Henrique (ACJ)
Abaixo: Cubú (Rio Branco) e Josman (Juventus)
Campeonato de 1991





Acima: Josman, Renízio(ACJ) e Vinicio(RB)
Abaixo: Josman, Renizio e Cubú




Josman, Presidente Juventus, Raimundo Viana e Dourado Mato Grosso
1994

Josman e o saudoso Roberto Chaar


Acima: Paulo Henrique, Francisley, Josman e Roberto Chaar
Fazendo a matemática do jogo
No meio: Adir, Ulisses, Paulo Henrique, Qualter e Prof. Julio
Prof. Júlio, orientando o esquema tático




Raimundo Viana, presidente do Juventus e Josman Neri - 1995



Entrevista com Alberto Casas

Douglas e Josman

Presidente do Juventus, Elizio Mansour e Josman - 1996

Josman Neri, e o amigo zagueiro Marcelo

Merica e Josman


Raimundo Viana e Josman 




Nadson, Josman, Alan, Rol e Artur PM

No Vestiário: Ney, Hélio, China, Artur PM, Josman, Delcir, Vinícios, Deca, Douglas, goleiro Alex 
Sairo, Cesinha, Artemar

Josman e Delcir



Em pé: Clowsbey, Sandro, Marcelo Carioca, Josman Neri, Rocha e Paulão
Agachados: Ramon, Paulo Henrique, Ulisses, Marcelinho, Renízio e o filho do Gualter


Em pé: Prof. Olveira, Josman Neri, Delcir, Alex(goleiro), Cesar, Ico, China e Railson
Agachados: Hélio, Jamerson, Douglas I, Douglas II, Papelim, Sairo, Ulisses, Ney, Jorge Jack e filho do Deca



Em pé: Nêgo, Ico, Jorge Cubú, Hélio, Josman Neri, Wlatemir
Agachados: Tinda, Sairo, Artemar, Adriano e Ney


Em pé: Deca, Cesar, Hélio, Josman Neri, Artur PM, Alex
Agachados: Vinícios, Jorge Jack, Sairo, Marcelinho e Jamerson


Em pé: Sorriso, Prep. físico Messias, Josman, Téc. Gualter, Ico, Cubú, Alex, Hélio e Valtemir
Agachados: Nêgo, Ney, Sairo, Cesinha, Tinda e Ley


Hélio e Josman Neri
1996

Em pe: Sorriso, Carlos, Ico, Nego, Waltemir, Prof. Gualter, Helio, Josman Neri, Cubu, Alex, Prof. Messias
Agachados: Cesar, Adriano, Sairo,Tinda, Ney, Marquinho, China e Jorge Jack



No Rio Branco (1992)


Hepta campeão Juniors - 1992

Campeão Profissional - 1992

Olam só o Aciraldo, ele tá bem aqui sentado no cantinho esquerdo
1992





Em pé: Mundoca, Roberto Carlos, Charles, Josman Neri, Artur, Márcio Maranhão
Agachados: Edilcinho, Marquinho, Welington, Claudio e Roney
Campeão juniors de 1922




Em pé: Tec. Paulo Roberto, Juari, Clowsbeym Carlos, Evandro, Merica, Jorge Cubu, Chicão, Presidente Sebastião Alencar, Diogo Elias, Sorriso
Agachados: Charles, Josman, Cangerê, Cláudio Brasilia, Ulisses, Siqueira, Paulo Henrique, Jamerson, Marquinho e Assem
No destaque: Jorge, Welington, Rol, Mundoca, Cesar Limão e Tinda
Era a equipe do Jota Alves, o Maluco Beleza
1992










No Santos Futebol Clube
Em 1991, fui avaliado pela cronica esportiva como o melhor zagueiro do campeonato acreano, o destaque. Logo em seguida, o técnico do Rio Branco, Toninho Silva, que não era do Acre, me convidou pra passar alguns meses no Santos Futebol Clube, fazendo teste, aceitei de imediato.


Guando o Gualter Craveiro disse: "você vai para o Santos". Me emocionei, era o que queria e sonhava como jogador, sair do Acre, ser famoso e ganhar dinheiro. Mas, sonhar foi fácil. O difícil foi concretizar o sonho. Pensava: “agora é minha chance, vou chegar lá e vou arrebentar”. Porém, quando se está lá, a realidade é outra, os fatores externos eram maiores do que eu imaginava. Lá, é cada um por sí. Se você tem uma boa grana para bancar, através do empresário, sua permanência no time, você se sai bem.


Sair do Acre, um Estado pequeno, pouco conhecido naquela época, e jogar no Santos, não era fácil, as dificuldades eram grandes. No alojamento, na Vila Belmiro, existiam atletas de todos os Estados brasileiro. O Acre era muito discriminado, diferente do que é hoje.


Um detalhe que nunca esqueci foi dirigentes do Santos dizer: “Vou baixar minha barriga e vou para o Acre ensinar os índios a jogar futebol”. Outro perguntava: “No acre, como vocês conseguem viver em meio a tanta mata, índios e onça? Existe televisão por lá?”Era isso que ouvia, não era isso que eu sonhava.


Pra Concluir
Enfim, fica um pouco do registro não só da minha trajetória, mas de muitos, pois os fatos, os momentos, as grandes emoções, as finais, os jogos, as jogadas diferenciadas, animações dos torcedores, deveriam estar registrados em um acervo, como forma de preservar e homenagear aqueles que contribuíram para o crescimento e fortalecimento do nosso futebol.


Hoje, com 41 anos, graduado em Educação Física, pós-graduado em gestão pública, pratico e desenvolvo atividades desportivas, projetos voltados ás categorias de base, com ênfase nas três dimensões sociológicas do esporte: esporte-educação, esporte-participação e esporte-rendimento.


Por fim, falar de sua própria vida, muitas vezes torna-se complexo e nos remete a uma ideia de invasão de privacidade. Gostaria muito de partilhar e tornar público parte da minha trajetória como atleta, para que gerações futuras possam conhecer a história de um certo zagueiro camisa 3, de Tarauacá, chamado Josman Neri.


Abaixo você desfruta de algumas fotos e registro de depoimentos de ex-atletas, dirigentes de clube, técnicos, jornalistas e companheiros de equipes. Pessoas que vivenciaram, e, que acompanharam minha trajetória como atleta profissional e amador.




Na seleção de Tarauacá

Tarauaca 1 x 0 Cruzeiro do Sul - Intermunicipal de 1990 
Em pe: Prof. Dinda, Josman, Roberio Saraiva, Arife, Adir, Savio Catao, Edmar
Agachados: Danielzinho, Ze Anao, Pinheiro, Wanderlei, Lindomar Pires, Neto Moura


Em 1988, com 16 anos de idade, fui destaque no campeonato municipal daquele ano. No ano seguinte, fui convocado para a seleção de Tarauacá, enfrentando na primeira partida a seleção de Feijó.

Naquela época ser convocado para a seleção local era o sonho de todo atleta iniciante. A divulgação do técnico, a convocação dos atletas, era motivo de festa e notícia na cidade. Todos: atletas, dirigentes, técnicos e torcedores ficavam com ouvidos ligados no programa “A bola é Nossa” da rádio difusora acriana, comandado por F. Sales e o saudoso Ruy Peres. O rádio era o meio de comunicação local da época. Hoje, estamos globalizados, até o jeito de jogar é outro.

Ao lado dos experientes, Edmar Rodrigues, Dominguinhos, Orleans, Árife, Robério Saraiva, Lindomar Araújo, Cristóvão, Lindomar Pires, Zé Geraldo, e dos novos, Zé Anão, Velho Lima, Adir, Neto Moura, Célio Acioly, Pinheiro, Neto Viana, Celino, entre outros, participamos de vários torneios e intermunicipal pelo Acre.

Uma geração concluindo sua história e outra iniciando sua caminhada. Juntos, atletas experiente unidos a juventude, foi possível surgir novos talentos e garantir o bom nível do futebol do nosso município.



Josman Neri (1991)
Lá atrás cabeciando, Robério Saraiva, Árife e Laertes

 
Josman Neri (1991)


Em pé: Josman Neri, Marcelo, Adir, Edmar, Zé Geraldo
Agachados: Neto Moura, Celino, Sairo, Célio, Zé Anão e Velho



 Em pé: Neto Moura, Marcelo, Adir, Edmar, Zé Geraldo, Josman Neri
Agachados: Velho, Ze Anao, Sairo, Celino e Célio



Em pé: Tec. Deodato, Diretor LTD Enivaldo, Josman Neri, Adercio, Lindomar, Gol Edmar, Presidente LTD Tadeu Moreira, Neto Moura
Agachados: Gol. Erivelton, Sairo, Zé Anão, Velho, Adir e Célio Acioly
Seleção de Futsal de Tarauacá
Intermunicipal de Futsal


Josman Neri, Roberto Dinamite, Velho e Zé Anão
Inauguração do Estádio de Feijó

Em pé: Zé do Jarce, Adir, Edmar, Deodato, Roberto Dinamite, Tec. Cleudon Rocha, Josman Neri, Lindomar Pieres e Alípio
Agachados: Augusto, Neto Moura, Adercio, Sairo, Árife, Velho e Zé Anão
Inauguração do Estádio de Feijó


Cruzeiro do Sul  0 X 1 Tarauacá
Decisão do 7º Copão do Juruá - set/ 2003


Em pé: Denir, Alvínio, Toinho, Josman Neri, Rincon, Sandro, Neto Gaudêncio, Edmar, Edinardo, Zequinha (tec)
Agachados: Dida Góes, Erick, Airto, Marcel, Landio, Assis, Velho Lima e Sairo
Entrega de Faixa Campeão do Copão do Juruá 2003 


Campeão do Copão do Juruá/2003
Tarauacá




Em pé: Josman Neri, Abreu, Assis, Luislai, Rincon, Erick
Agachados: David, Neto Moura, Vanderlei, Adir, Pipi e Chaga Milton


Em Pé da esq.: Neto Moura, Alvino, Edvan, Assis, Edmar, Rincon, Josman Neri, David, Edinardo, Pedro
Agachados: merson, Tom, Erick, Zé Anão, Velho, Sairo, Célio, Pé de chumbo, edvandro, Sandro e Celino, Téc. Zequinha, a criança e o Juninho, filho do Célio 



Amistoso: Tarauacá X Juventus
No estádio O Naborzão 2009

Repórter Albanir Morais e Josman Neri


Concentração no vestiário
 
Preleção do Tecnico Robério Saraiva




Técnico Robério Saraiva orienta Araújo Jordão


Araújo Jordão, Neto Moura, Josman Neri, Pedro, Pé de Chumbo






Josman, Araújo Jordão e Marcel

Após o jogo, Zagueiro Josman Neri com o atacante Pedro Souza


Josman Neri, Radames e Pedro, após o jogo

Em pé: Luiz (tec), Josman Neri, Neto Gaudêncio, Marcel, Toinho, Erick, Quecinha e Tilica
Agachados: Leca, Sairo, Patoca, Radames, Rodrigo
Futsal


Troféu de Campeão do 7º Copão do Juruá/2003
Clique na foto pra ampliar




NOS CLUBES

- Londrina(1986/1987), do Ludgério Bonfim, clube fundado pelo meu Pai;

- Curitiba(1988/1989), do Neto Viana, Deusmar Rego e Zeca, fui convidado por Célio Acioly, Zé anão e Neto Viana;

- Vasco da Gama(1989/1990), do Junior e Kenedy Menezes, convidado pelos amigos Adir, Pinheiro e Pelezinho;

- Cruzeiro(1991), convidado por Marlino Vitorino, nesse ano participei apenas do torneio início;

- AC Juventus(1991/1994/1995/1996), do Roberto Chaar, Farney Lima, e Prof. Gualter Craveiro, convidado por Júlio D'Anzecourt.

- Rio Branco FC(1992), do Chicão, convidado por Sebastião Alencar e Diogo Elias;

- Londrina(1993), convidado pelo Marcão;

- Verona(1994), do Domício, Artur Cantiga e Edmilson Jansen;

- Praia(2009), do Vilson Mezer, o Tinha, Hilário Gumercino, convidado por Manoel Monteiro;

- Flamengo de Feijó(2009), convidado pelo amigo Lau.

Na sequencia vem novamente Verona, Cruzeiro (2000/2001/2002), Verona (2007), Cruzeiro (2008) e Praia (2009).

Em função da reforma do estádio de futebol, de 2010 a 2015 o campeonato municipal não foi realizado.




-------------------------------------------------------------------------

VASCO

Em pé: Pedro, Josman Neri, Adir, Esperidião Junior (prefeito na época), Mamá, goleiro Ney (Feijó)
Agachados: Pinheiro, Zé Anão, Célio Acioly, Pelezinho, Maurício, Careca
Vasco da Gama - 1990

Vasco da Gama - 1990

Em pé: Jinjin, Goleiro Diouro, Josman Neri, Alvino, Luiz Carlos, Esperidião Junior
Agachados: Careca, Pelezinho, Pinheiro, Célio Acioly, Paulo (roupeiro)
Vasco da Gama - 1990

-----------------------------------------------------------

LONDRINA

Stilus Clube - apresentação das madrinhas
abril de 1993

Preparação entrada em campo "Naborzão" - 1993

Entrada em campo - da esquerda - Fabíola, Neto Viana, Biro-biro, Josman e Adércio
Torneio início de 1993

Da esquerda - Éliton, Neto Viana, Josman, Biro-biro, Sairo e Gonzaga
1993

Hino: Fabíola, Éliton, Gonzaga, Célio Acioly, Goleiro Ieide, Neto Viana, Pelé, Orleans, Josman e Sairo
(1993)

Hasteamento da bandeira - Sairo e Josman
Estádio Naborzão 1993

Josman Neri - aquecimento

Josman Neri - 1993

Em pé: Goleiirão Zé Raimundo, Manel "Cumarú", Luiz Carlos Figueiredo, Ieide, biro-biro, Éliton, Orleans, Josman e Sairo - Agachados: Alípio(roupeiro), Assis, Gonzaga, Adercio, Junior Simão, Pinheiro, Pelé e Célio Acioly
1993

Estádio Naborzão - 1993

Recebendo Troféu - 1993

Entrevista após título

com troféu do título

Comemoração do título

Comemoração com Presidente Ludgério e Marcão, de óculos
1993

 Estou aqui no canto deitado - comemoração - 1993

------------------------------------------------------------

CRUZEIRO

Cruzeiro - maio de 1991
Em pé: Sávio Catão, Raimundo Vitorino, Josman Neri, Neto Viana, Zé Geraldo, Bubú, goleiro Laertes, Presidente Marlino, bandeira Altenizio
Agachados: Cristovão, Pinheiro, Célio Acioly, Lindomar Pires, Vanderlei Sales

Cruzeiro - 2000
Em pé: Luiz, Elvanis, Lulu, Zé Orlando, Josman Neri, Adir, Assis, Pipi, Digolda, Bim, Neto Viana e zé Geraldo
Agachados: Ednardo, Janio, Celino, Pé de Chumbo, Rincon, goleiro Merson e Célio Acioly

Cruzeiro - 2000

Da esquerda: Célio Acioly, Pipi, goleiro Merson, Josman Neri, Assis e Lulu

Com Troféu Campeão

Com troféu do título - Cruzeiro - ano 2000 

Cruzeiro - 2008
Em pé: Tantico Filho, Neto Gaudêncio, Vinha, Cleudon, Bil, Eltinho(técnico), Alan, Piuí, Josman Neri, goleiro Max
Agachados: Mikinha, Duarte, Pipi, Quecinha, Zé Anão, Edvandro, Ed, Manoel, Assis, Jesus Sérgio 

Cruzeiro 1 X 0 Verona 
Gol de Josman, após um escanteio
  
Cruzeiro 1 X 0 Verona 
Gol de Josman após um escanteio


Cruzeiro - comemoração do título de 2008

Da esquerda: Quecinha, Pipi, Josman Neri, Assis, Zé Anão e Eltinho

Cruzeiro 1 X 0 Verona 
Gol de Josman após um escanteio
Recebendo do Diretor da Liga de Futebol, Luiz Carlos, o Troféu e uma quantia razoável no envelope
2008


----------------------------------------------------------

VERONA - 2007






Em pé: goleiro Pablo, Pedro, Viduka, Marcel, Josman Neri, Aldenir, Neto Gaudencio, goleiro Saymon, Quecinha, Edvan
Agachados: Zé Anão, Pé de Chumbo, Airton, Sairo, Erick, Pipi, Alan, Assis, Maicon


VERONA - NO COPÃO DO JURUÁ EM CRUZEIRO DO SUL


Cruzeirão

Em pé: goleiro Saymon, Neto Moura, Goleiro Edmar, Rincon, Dote, Marcel, David, Josman Neri, Burú, Louro
Agachados: Daniel Paiva, Adir, Souza, Pedro, Pé de Chumbo, Manoel, Zé Anão, Samir e Valmar


-------------------------------------------------------------------------

FLAMENGO DE FEIJÓ - CAMPEÃO 2009


Da esq. Téc. Passarela, Josman Neri, Dandan, Marcos, Cleudo, Rincon, Cleomar, Cassula, Mozin, Alcion
Agachados: Zorlando, Goleiro Rubin, Pixoroto, Rogério, Diemerson, Saymon, Pé de Chumbo, Mocicley 
2009








Pixoroto, Dandan e Josman Neri


Comemoração

Comemoração

Comemoração



Da esquerda: Pé de chumbo, Valdeir, Cleudo, Landio, Josman Neri, Rincon







Josman Neri e Presidente Lau

Josman Neri e Lau, presidente do Flamengo

Com troféu do título

--------------------------------------------------------------------------------------


FUTSAL



Em 1990, estava sendo realizado uma graduação pela Universidade Federal do Acre, aqui em Tarauacá. Os amigos Pelé, Pinheiro, Élito e Gonzaga cursavam a graduação de pedagogia e decidiram formar uma equipe da UFAC para participar do campeonato de futsal daquele ano, na época realizado na quadra do Astral, antiga quadra da escola João Ribeiro.

A equipe foi criada, aos pouco outros atletas se integravam e a equipe se configurando, um pouco diferente é claro, formamos um time diverso. Meados de 1990 o Ginásio de esportes Ruynet Lima de Matos foi inaugurado e todos os campeonatos foram transferidos para o novo espaço esportivo.

A equipe da Ufac durou cerca de 5 anos. Todos os anos havia uma renovação de atletas que se juntavam ao grupo formado. Uma equipe feita de amigos que a cada ano se consolidava, ficava mais forte.

Abaixo você vai ver um pouco da história através das fotos, de participação dessa equipe e de outras, das quais participei, em campeonatos de futsal em Tarauacá.
 

 No banco: goleiro(?), Pelé, Pinheiro, Alípio (roupeiro), Luiz Testa, Agapito, Marcão, Orlando (ténico)
No chão: Éliton, Gonzaga, Guto, goleiro Zé Raimundo, Josman Neri
  
Josman Neri e Pinheiro


Josman Neri

Em pé: Luiz Testa, Chaga Milton (auxiliar técnico), Josman Neri, Marcão, Pinheiro, Éliton, Orlando (tecnico), Guto
Agachados: Cangati, goleiro Zé Raimundo, Agapito, Francimar, Gonzaga, Pelé e Alípio


Marcão, recebendo troféu de Campeão


Em 2001, uma nova equipe da Ufac foi formada. Isso, porque 4 novos cursos de graduação foram implantado em Tarauacá, inclusive de Educação Física.

Uma equipe que já vinha com uma tradição em participação nos campeonatos e torneios de futsal, tinha credibilidade e atletas para formar um novo time, e, foi o que aconteceu. Nos tornamos campeão do campeonato de 2001.

Em pé: Nelsomar, Neto Gaudencio, Josman Neri, goleiro Emerson, Jorge Aragão
Agachados: Geam, Zequinha, Bim, Isac e ..?



Os anos se passaram, a UFAC concluiu seus cursos, novas equipes surgiram, mas a amizade e equipe continuava a mesma. Então, decidimos ampliar o elenco e lançar a Casa do Óleo no campeonato dos anos seguintes. Uma equipe que em todos os anos estava entre os três primeiros colocados. Uma equipe entrosada e chato de jogar contra. Zé Raimundo, nosso goleiro, era o destaque. Através da fotos abaixo você conhecerá um pouco da história na equipe da Casa do Óleo.


Em pé: Everton Mourão, Manoel Mourão, Josman Neri, Adir, Lucino (empresário Casa do Óleo), João José, goleiro Zé Raimundo
Agachado: Célio Acioly, filho do Lucino, Assis, Pelé, Pinheiro

No banco: Pinheiro, Célio Acioly, Josman Neri, Ailson Zumba, empresário Lucino, Adir
No chão: João José, Assis, Pelé, goleiro Laertes (nesse jogo poupamos o Zé Raimundo) 

Em pé: Tec. Zequinha, goleiro Railson, Adir, Luiz "testa", Josman, Zé Raimundo
Agachados: Célio Acioly, Assis, Pelé, Erick, Bim, filho do Lucino

Em pé: Bubu, Elvanis, Abreu, Assis, Josman
Agachados: goleiro Lemuel, André, Erick, Salvio Junior, goleiro Merson, Viduka



Após o jogo com a minha esposa Joelma Catão


Pinheiro, Célio Acioly e Josman Neri

Harteamento da bandeira torneio início
  
Carlos Tadeu e Josman Neri

Josman Neri e Tadeu Moreira, Presidente da Liga de Futsal



Nas fotos a seguir, também de futsal, são fotos em participação nas equipes da Moto Peças Herbet, Posto Ri e Avelino Leal na 7ª Copa Interbairro. 


Moto Peças/2004

 Em pé: Edinardo, Zé anão, Velho Lima, Pipi, Daniel Lima, Josman Neri Pé de Chumbo, Tec. Ludgério
Agachados: Assis, Samir, Celino, goleiro Pedro Soares, Kará

Edmilson Jansen, Josman e Baby, jornalista esportivo

Posto Ri - 2007


Josman Neri
  
Em pé: João Paulo, Josman, Davi, Célio Acioly, Adir Carlos, Tec. Elino
Agachados: Assis, Pipi, Zé Anão, Jasone, Sairo





Josman Neri 

Meu  filho Caetano e Célio 

Luiz Caetano, filho com 3 anos, hoje com 10

----------------------------------------------------

Avelino Leal - 7ª Copa Interbairro - 2007


Em pé: Josman, Nelsomar, goleiro Tilica, Adailton, Toinho, Careca, Jesus, Tec. Eltinho
Agachados: Assis, Pipi, Alan, Edi, goleiro João Paulo, Tico


Josman e Alan

  
Aguardando entre da premiação de campeão

Premiação entregue 


Luiz Caetano (filho) e Josman Neri


Josman Neri - Hoje aos 47 anos de idade e Luis Caetano com 15 anos