expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 5 de julho de 2011

Como fazer exercício físico no frio


Nos dias frios o ânimo para a prática de exercícios físicos é bem menor, no entanto eles não devem ser deixados de lado não só pela aparência física, mas por conta de nossa saúde. E ainda é preciso tomar alguns cuidados. O ideal é se exercitar em locais fechados, principalmente quando as temperaturas são muito baixas.

A diferença entre praticar exercícios nos dias quentes e no frio vem em decorrência da hidratação e da vestimenta a ser usada durante os exercícios. Manter o aquecimento do corpo durante atividades físicas no frio é importante para diminuir o risco de lesões e para que o rendimento seja melhor. O ideal é praticar exercícios com peças sobrepostas para, no decorrer da atividade, ir tirando o agasalho. Caso contrário, aumenta-se muito a temperatura corpórea, o que faz a pessoa transpirar mais e o rendimento cair.

Outra coisa a ser observada é que o tempo para aquecer deve ser um pouco maior, porque com a temperatura mais baixa a musculatura fica mais contraída e quando o aquecimento é executado de maneira correta ocorre uma elevação da irrigação sanguínea, tanto das articulações quanto dos músculos.

Outro fator essencial é que o alongamento deve ser feito, de preferência, com a pessoa ainda agasalhada e precisa ser praticado no início, para dar ênfase à movimentação articular e também no final do exercício.Atividades realizadas ao ar livre, no frio, causam uma sensação menor de transpiração, pois o suor, quando em contato com o ar mais frio, evapora de maneira rápida. Por este motivo, é necessário ter atenção à hidratação.

No frio também é uma época em que as pessoas costumam comer mais e, quando passando do ponto, é preciso se mexer. É interessante aumentar a carga de atividade física, não importa se aeróbia ou muscular.

A questão é que, se houve ingestão calórica, a conta tem que fechar: consumiu mais, gaste mais. Seria conveniente fazer cerca de 15 minutos a mais de exercícios, e após atividades aeróbias, é comum uma inibição temporária da fome, pois é uma prática que costuma desidratar e causar mais sede.

Nos dias frios, vá de agasalho para a academia mesmo que não esteja com tanto frio assim, na volta você está super quente e o choque térmico pode causar uma baixa na imunidade, e é aí que os microorganismos patogênicos aproveitam para agir! Por mais que esteja suando coloque o casaco para sair da academia.

Se você treina em ambiente externo, vá pelo menos com uma blusa de manga...por mais que esteja com calor, evite tirá-la para que não ocorra o choque térmico.

Durante o exercício anaeróbico (com pesos) é preciso estar bem aquecido para evitar lesões musculares. Caso os 10 minutos não sejam suficientes, faça um pouco mais até sentir o corpo aquecido e tente fazer pausas menores entre os exercícios para não perder calor.

Nada de enrolar em casa só porque o dia está frio.

Fonte: novartis

0 comentários: