expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Gerenciar o esgotamento profissional sem precisar sair do trabalho, como fazer?

O esgotamento profissional é uma situação que passa despercebida por muitas pessoas; atualmente, parece que aquele "workaholic" (quem é viciado em trabalho; trabalhador compulsivo)  é recompensado.

No entanto, a sobrecarga de trabalho e a consequente fadiga excessiva é uma condição com efeitos muito perigosos que, longe de ser ativamente gerenciada, muitas vezes é simplesmente tolerada.


A gestão do esgotamento profissional deve ser ativa, principalmente quando a sobrecarga de trabalho parece ter se tornado comum. Infelizmente, em muitos empregos se normalizou a ideia de que todos os colaboradores devem doar 1.000% de sua força de trabalho para a organização. Assim, um bom trabalhador é aquele que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O excesso de trabalho é uma epidemia. Normalmente, muitas pessoas recebem mensagens de trabalho fora do horário de trabalho, ou têm de cumprir exigências de todo o tipo, mas “urgentes” em todo o caso, independentemente de terem tempo disponível. As razões para aceitar esta situação são várias: desde o receio de represálias, até ao fato de ser normal no contexto laboral em que a pessoa se insere.

Como regra geral, são os empregadores que devem aplicar medidas para evitar que os trabalhadores fiquem sobrecarregados ou fatigados.

No entanto, na prática, isso pode ser limitado a algumas pausas ativas ou para garantir, sempre que possível, um dia de descanso. Por esse motivo, muitas pessoas precisam administrar o esgotamento por conta própria, sem esperar que outras pessoas o façam.

Embora não seja um diagnóstico médico, o esgotamento – especificamente o esgotamento profissional – está ligado a uma série de problemas de saúde, desde irritabilidade até doenças cardiovasculares.

O cansaço que não passa, que permanece apesar dos dias, é um dos principais sinais do esgotamento profissional.


Gerencie o esgotamento profissional

É normal que haja cansaço após um dia de trabalho exigente. O simples fato de estar cansado não significa que haja esgotamento o esgotamento profissional, propriamente dito. Por outro lado, se o cansaço ocorre com frequência e é considerável, é mais provável que você tenha subido um degrau na escada do cansaço. Se assim for, algo precisa ser feito sobre isso.

Cada pessoa tem sua própria maneira de gerenciar o esgotamento profissional, mesmo que não perceba. Alguns ficam irritados, têm conflitos com todos e assim “liberam” parte do estresse acumulado. Outros tornam-se passivos, como se sofressem uma sentença. Eles podem logo sentir tristeza e alguns sinais de depressão.


Da mesma forma, há pessoas, principalmente os jovens, que tomam medidas drásticas. Uma delas é largar o emprego. Também é possível que isso aconteça depois de ficar doente ou perceber que sua vida e estado emocional são um desastre. Como evitar que tudo isso aconteça?


Sinais de aviso

O primeiro e mais importante dos sinais de que existe exaustão no trabalho é aquele que já mencionamos: o cansaço que não se dissipa. Não é aquela situação em que uma pessoa se sente cansada e então vai para a cama e adormece como uma pedra até o dia seguinte, quando acorda e se sente revigorada.

 

Nesse caso, há uma sensação de estar meio acordado ou meio adormecido o tempo todo. E à noite, o sono não chega fácil. É difícil conciliar o sono e quando se consegue, é frequente que haja vários despertares ou que no dia seguinte se sinta como se tivesse dormido pouco. Em uma palavra, não há recuperação de energia.

 

Da mesma forma, perde-se o interesse por atividades fora do trabalho. É como se você só tivesse energia para sobreviver às demandas do trabalho. Há irritabilidade, sensação de peso e estresse. Raramente há risos ou brincadeiras e a frase emblemática é frequentemente repetida: “Não aguento mais”. Também é comum que uma pessoa com essas condições fique doente com mais frequência.


O esgotamento profissional tem consequências na vida pessoal dos trabalhadores.

 

O que fazer? 

A primeira coisa é reconhecer que você tem um problema. O esgotamento no trabalho não é um jogo, mas uma situação muito perigosa que coloca em risco a saúde física e mental. Não é fácil pedir a uma pessoa completamente cansada para fazer algo, mas é necessário. Em princípio, introduza dois elementos em sua vida: meditação e atividade física.

Cinco minutos de meditação diária demonstraram ser poderosos o suficiente para produzir efeitos visíveis. Trata-se apenas de encontrar um lugar solitário e respirar fundo, concentrando-se no fluxo de ar. Se for feito uma vez por semana, ótimo; se for feito todos os dias, muito melhor.

A atividade física também gera efeitos muito positivos na saúde física e mental. Aplique o mesmo que para a meditação: cinco minutos por dia. Ótimo se você puder gastar mais tempo nisso, mas se não, não há problema em se exercitar por um curto período de tempo.

Mais conselhos poderiam ser adicionados aos anteriores, mas, na realidade, apenas com essas duas medidas é possível obter um grande impacto no esgotamento do trabalho.

Os efeitos são percebidos imediatamente, mas os benefícios reais aparecem depois de alguns meses seguindo essa rotina. Desta forma, é possível descobrir que, diante de tanta fadiga, a alternativa não é abandonar o trabalho.

 



Fonte:

https://amenteemaravilhosa.com.br

 

0 comentários: