terça-feira, 27 de novembro de 2012

A cerveja está fazendo você engordar?



Por que a cerveja engorda?
As calorias que coloca no prato são controladas com mão de ferro, mas você se esquece de computar as que põe no copo?

É comum: até as mulheres preocupadas em manter as curvas no lugar se iludem com a ideia de que um chopinho não pega nada. Não é bem assim: um copo de 300 mililitros tem em média 150 calorias. Não é muito. Mas, se você não consegue parar no primeiro, nenhuma dieta vai funcionar contra os pneuzinhos. As festas regadas a cerveja acontecem com frequência? Então, outro balde de água fria, seu abdômen tem tudo para ganhar proporções que, definitivamente, não combinam com blusas coladas, muito menos com o biquíni usado pelas modelos que aparecem nas propagandas da loira gelada.

Existem poucos estudos avaliando se a cerveja interfere na medida da cintura. Porém, um dos principais – feito por equipes de cinco centros de estudos da Dinamarca – revela que a bebida aumenta, sim, a circunferência do abdômen. Está certo que, para isso, é preciso beber mais de cinco copos todos os dias da semana. É bastante! Mas os brasileiros que bebem chegam perto disso, inclusive as mulheres.

Na balada, o copo virou extensão da mão da moçada – e o número de mulheres mais jovens (entre 18 e 24 anos) que bebe alcançou o de homens da mesma idade, de acordo com um estudo feito em 2007 pela Escola Paulista de Medicina e financiado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). Essas garotas bebem até 88% mais que as mulheres mais velhas. E a cerveja é a mais pedida.

A armadilha pode ser dupla: junto com a bebida vem a batata frita! E os petiscos gordurosos também têm culpa no cartório. Faça as contas: dois copos de cerveja mais uma porção (100 gramas) de provolone à milanesa têm cerca de 800 calorias – quase a cota que você tem direito no dia. É melhor estipular um limite: um copo mais uma comidinha leve.

Beber sem comer, nem pensar! É importante você forrar o estômago antes e durante o consumo de álcool. “Do contrário, os efeitos de embriaguez serão muito mais rápidos. E o enjoo no dia seguinte maior”, avisa nutricionista Adriana Kobayashi. Prefira porções com carboidrato, proteína e gordura boa – uma fatia de pão com peito de peru e azeite, por exemplo. Essa combinação diminui a velocidade de absorção da bebida, o que ajuda a preservar suas curvas. “Em alta concentração no sangue, o álcool dispara a produção de insulina – hormônio que, em excesso, estimula o organismo a armazenar gordura”, diz o nutrólogo Alexandre Merheb. O alerta vale especialmente para as mulheres que, com a intenção de emagrecer, bebem para não comer!

Beber como homem? Nem pensar!
As mulheres são menos resistentes à bebida. É fisiológico: “Por terem menos água no organismo (52%, ante 61% nos homens), as mulheres atingem uma taxa de álcool no sangue mais alta num menor intervalo de tempo”, diz a endocrinologista Gláucia Duarte, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Se ainda não estiver convencida a moderar na dose, saiba que o excesso de álcool sobrecarrega o fígado e os rins – esses órgãos deixam de eliminar as toxinas como deveriam. É por isso que, depois de uma noitada movida a cerveja, você tem enjoo e dor de cabeça. Nesse caso, adote a lei seca.

A gente precisa de pelo menos dois dias para conseguir se livrar dos resíduos deixados pela bebida. Do contrário, lá vem mais peso. “Acumulados no organismo, as toxinas do álcool deixam o organismo mais resistente a perder peso e também mais propenso a ganhá-lo”, diz Adriana Kobayashi. Tem mais: “Em excesso, a bebida alcoólica altera o metabolismo do estrogênio – hormônio feminino que, em desequilibro, age da mesma forma que a insulina – contribuindo para os estoques de gordura”, completa Andréia Naves, diretora da VP Consultoria em Nutrição, em São Paulo. É ainda pior nos dias que antecedem a menstruação: dois ou três goles são suficientes para deixá-la alegrinha. Por quê? “Acredita-se que, nessa fase, a sensibilidade ao álcool é maior”, diz Adriana Kachani, nutricionista do Programa de Atendimento à Mulher Dependente de Álcool e Drogas (Promud), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Se beber mais, corre o risco de dar vexame.

Cerveja não é diurético
Cuidado com a ideia de que a cerveja é diurética e desincha. Você sente vontade de urinar porque tem necessidade de eliminar a água da própria bebida – não é o líquido retido no corpo. Na verdade, a levedura – substância responsável pela fermentação da bebida – deixa-a estufada. “A levedura dilata o estômago, que chega a dobrar de tamanho”, afirma a nutricionista Vivian Talarico, personal diet de São Paulo.

O efeito é passageiro. Mas, se você não quiser perder a linha nem por algumas horas, uma opção é trocar a bebida fermentada por uma caipirinha com adoçante. Essa opção é mais calórica (a de vodca com açúcar tem 360 calorias ante 192 com adoçante, o copo de 200 mililitros), mas não incha a barriga. Ainda tem a vantagem de demorar mais para acabar – caipirinha se bebe aos pouquinhos. Quer fazer render mais? Coloque bastante gelo e intercale com goles de água. Dá para relaxar, curtir a balada ou a happy hour sem engordar!


Quais são os alimentos mais indicados para acompanhar a cervejinha?
Para a cerveja descer redonda, sem parar nos pneuzinhos, vá devagar na dose -– um copo (se não for dirigir!), no máximo dois, já está de bom tamanho. E escolha comidinhas leves para acompanhar. A nutricionista Adriana Kobayasi dá sugestões para diferentes situações.

Na happy hour

Carpaccio com alcaparra e molho de mostarda: dispense o queijo parmesão. Ele deixa o prato mais gordo. A porção (120 gramas) com torradinha e sem o queijo tem 210 calorias.


• Isca de filé de carne acebolada: cuidado com o pão que acompanha a porção. Três iscas com três fatias finas de pão somam 168 calorias.


• Mussarela de búfala: tem menos gordura que o queijo parmesão e o provolone. A porção com quatro unidades (60 gramas) tem 80 calorias.


• Sanduíche de pão sírio com queijo branco, tomate e rúcula: peça para vir cortado em pedaços, para comer aos poucos. Tem 290 calorias.


• Bruschetta de pão italiano, alho, tomate e mussarela. Essa versão tem 240 calorias. Sem a mussarela, cai para 180.


• Bufê de petiscos: muitos barzinhos oferecem essa opção. Entre as melhores escolhas estão azeitona, fundo de alcachofra, tremoço, conservas sem muito azeite, minimilho, tomate seco escorrido, champignon, queijos e frios como peru e chester. Evite: as frituras e os embutidos gordurosos, como salame e mortadela.


Na balada

Antes de sair de casa, forre o estômago com uma pizza falsa (duas fatias de pão de fôrma integral assadas com mussarela, tomate e manjericão, 287 calorias) e uma água-de-coco (66 calorias). Na noite, beba bastante água – três copos ajudam a diluir o álcool de uma latinha de cerveja.

No churrasco

Invista nas saladas com folhas e legumes variados. Escolha carnes mais magras, espetinho de frango e queijo coalho grelhado. Para a porção de carboidratos, opte pelo pãozinho ou pela farofa. Se quiser os dois, diminua a quantidade de ambos. Evite: carnes com gordura aparente, pele de frango, lingüiça, espetinho com bacon.


A cerveja pode fazer bem

Sim, a cerveja é boa para o coração. Segundo estudos científicos realizados em diferentes países, a bebida fermentada tem uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, além de antioxidantes –- substâncias que ajudam a reduzir o colesterol ruim e elevar o bom. Mas, para se obter esses benefícios, a dose deve ser moderada: uma latinha da bebida, três vezes por semana (quatro, no máximo!). Porém, os médicos advertem: quem tem gastrite, úlcera, diabetes, nível de triglicérides alto, antecedentes de alcoolismo na família ou excesso de peso não deve beber, nem mesmo moderadamente.


Beba com moderação. E se beber não dirija!


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

2013 promete!


Rio Tarauacá e Muru


A expectativa é certamente uma das principais motivações que mantém nossa fé na vida. A esperança dá brilho à vida. Além de um ano novo e dos projetos pessoais ou coletivos, a chegada de 2013 marca também o início do mandato dos prefeitos e vereadores(as) que escolhemos para nossas cidades.

E para Tarauacá é o ano de celebração do seu centenário. É uma data especial porque vamos completar e festejar 100 anos de história.

Tarauacá tem sua história marcada pelas lutas do seu povo resistente que marcou época nos grandes seringais dos rios Tarauacá e Muru. Mais tarde, no desenvolvimento da bela Vila Seabra, e agora na nossa Tarauacá. A história de vida de um povo se mostra pela capacidade de homens e mulheres, da bravura e de conquistas em busca de melhoria de vida para a comunidade local.

Tarauacá sempre se despontou como um município rico em potencial. E aí são vários os que tiveram a glória de expandir a terra do abacaxi pelo Acre e pelo Brasil a fora. Mas, isso é outra história.

No debate político, é o que mais nos interessa, os fundamentos das doutrinas europeias influenciou bastante no modo de fazer política e de gestão no Brasil. Sempre buscou-se o fortalecimento do estado.

De um lado, os que defendiam e defendem a política autoritária, fazendo com que o povo, principalmente, os mais pobres, fiquem nas mãos do Estado, humilhados, na terra que o ajudaram a construir.

De outro, porém, existiu e existe os que se contrapõe aos ditadores da época e aos atuais. Esses, com bravura, queriam, e isso reflete nas lideranças de hoje, um Brasil forte, um Acre independente com oportunidade de trabalho, renda e escolas para os filhos da terra de Galvez, como tem proporcionado o Governo da Frente Popular aqui no nosso Estado.

O ano de 2013 Promete. Esperamos que uma nova safra de gestores façam história nas administrações municipais, e isso vale, também, para os novos vereadores(as).

Falando especificamente de Tarauacá, já era tempo do povo reagir e dar um novo rumo ao seu futuro, virar a página e escrever uma nova história. É hora de colocarmos Tarauacá no trilho, unir as pessoas que fazem e querem desenvolver Tarauacá e discute a boa política. Nossa cidade tem um povo alegre, animado, divertido e batalhador. É momento de ouvir a todos, e, juntos traçarmos projetos novos ao bem comum. Esse tempo novo que queremos deverá estar na pauta do dia da nova gestão que se aproxima. O tempo de atraso já passou, o projeto futuro deve ser bem avaliado pelas lideranças políticas vencedoras da nossa cidade, e, principalmente, do nosso Estado.


Tarauacá não pode ser uma espécie de estação ferroviária, é preciso avançar, é necessário compromisso e entendimento político, capacidade técnica e unidade pra transformar Tarauacá na melhor cidade pra se viver no Acre.

Juntos podemos fazer muito mais.