expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 3 de julho de 2019

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma Prática que Agrega Transparência


 


A avaliação de políticas públicas é uma prática que agrega transparência à Administração Pública, que torna mais eficiente o gasto do governo e que, em última instância, honra o cidadão pagador de tributos.

Sano, considera que um dos graves problemas que surgem no desenvolvimento das ações é a falta de envolvimento dos atores responsáveis pela gestão pública, que não estão empenhados em superar a forma negativa como vive parte dos cidadãos.

É preciso que que as Organizações tenham EFICIÊNCIA, EFICÁCIA e EFETIVIDADE...Tenham os 3Es nas ações governamentais.

 
 

 

EFICIÊNCIA: Quando um trabalho é realizado da melhor maneira possível, utilizando apenas os recursos disponíveis e não gerando custos além do esperado, ele pode ser considerado eficiente.

Eficiência está associada a processos (planejamento).

EFICÁCIA: Deriva da relação entre as metas atingidas versus as metas pretendidas. À medida que o processo vai caminhando, avaliam-se quais os objetivos específicos traçados ao deparar com o diagnóstico social e o que foi conseguido até aquele momento.
Eficácia está associada a resultado (metas, objetivos)

EFETIVIDADE

EFETIVIDADE: é percebida mediante a avaliação das mudanças ocorridas a partir das ações do programa ou projeto. No caso das políticas sociais é necessário identificar qual o impacto social produzido na vida da população-alvo, ou seja, na população definida como beneficiária do investimento daquele programa social.

Efetividade é a habilidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo. 

Écapacidade de reduzir os custos operacionais de determinado projeto, mas ainda assim garantir que o produto final seja o melhor possível.


Fonte: Unopar - Curso Serviço Social

0 comentários: