expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Como fazer um propósito com Deus?

 

 

Um propósito com Deus deve ser feito apenas por devoção ou gratidão a Deus. Não serve como uma forma de negociar com Deus. Antes de fazer um propósito com Deus, analise bem suas intenções.

Na prática, fazer um propósito com Deus é a mesma coisa que fazer uma promessa. Você se compromete a fazer algo. A Bíblia avisa que isso não é brincadeira. É melhor não prometer do que prometer e não cumprir. Tome cuidado ao fazer um propósito com Deus.

(Eclesiastes 5:4-5).

4Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cum­pra o seu voto.

5É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. 

 

Qual é o propósito do propósito?

Essa é a primeira pergunta que você deve fazer: por que quero fazer esse propósito com Deus?

Você poderá fazer um propósito para se dedicar mais a Deus ou às coisas de Deus. O tempo do propósito servirá então para você se aproximar mais de Deus e aprofundar seu relacionamento com Ele. Um propósito desses também pode ajudar a ouvir melhor a voz de Deus. Um exemplo é o propósito de fazer um jejum.

Outro tipo de propósito que você pode fazer é por gratidão. Algumas pessoas fazem um propósito com Deus para agradecer por algo que Ele fez. Isso é uma forma de dar glória a Deus por Sua bondade.

(Salmos 116:17-19).

17Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do Senhor.

18Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo;

19nos pátios da casa do Senhor, no seu interior, ó Jerusalém! Aleluia!

Mas um propósito com Deus não serve como negócio. Deus não dá bênçãos por você prometer algo em volta. Você não pode comprar a bênção. Deus dá de graça, como Ele quer. Ele não tem nenhuma obrigação de lhe dar alguma coisa quando você faz um propósito com Ele. Se você fizer um propósito com Deus, deve ser por amor e dedicação a Ele, não como troca comercial. 

 

Como fazer o propósito com Deus?

Depois de analisar por que você quer fazer o propósito, você precisa pensar no que você vai fazer. Essa é outra coisa com que você precisa tomar muito cuidado. Deus não quer que você se machuque ou faça mal a outra pessoa.

Analise sua situação e decida se sua ideia é possível e segura. Não prometa fazer algo que está fora de seu alcance, como doar mais dinheiro do que você tem ou fazer um jejum mais prolongado do que seu corpo aguenta. Faça um propósito que você sabe que consegue cumprir.

Decida como você vai fazer seu propósito com Deus e cumpra! Mas, se você descobrir que seu propósito não é bom ou sentir de Deus que não deve continuar, pare. Não faça algo que vai lhe prejudicar.


Fiz um propósito com Deus que não consigo cumprir. O que faço?

Peça perdão a Deus por ter feito um propósito insensato. Deus sempre perdoa quem se arrepende.

(1 João 1:9).

9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

 

Ele não lhe vai obrigar a fazer algo que você não consegue. Mas isso não significa que você pode fazer continuamente propósitos com Deus de maneira irresponsável. Da próxima vez, pense melhor sobre o propósito antes de se comprometer.

 

Como fazer jejum e oração?

Há muitas formas de fazer jejum e oração. O objetivo principal de fazer jejum e oração é ter mais comunhão com Deus, e é importante saber como jejuar.

 

Jejuar é um ato de fé em Deus.

Quando jejuamos, colocamos Deus acima de nossas necessidades físicas. O jejum também é um tempo para focar em Deus, sem distrações. Por isso, o jejum está sempre ligado à oração (conversar com Deus). 

O jejum pode ser total ou parcial (só comer alguns alimentos), com ou sem ingestão de líquidos. O crente também pode escolher abdicar de algumas atividades normais, como ver televisão. Cada pessoa pode escolher como vai fazer o jejum, de acordo com o que sentir que é de Deus. 

 

Fazer jejum e oração é uma coisa entre você e Deus.

Não serve para se mostrar mais espiritual nem para ter a aprovação de outras pessoas.

(Mateus 6:16-18).

16“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa

17Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto,

18para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.

Você pode jejuar individualmente ou com outros crentes, orando juntos.


·  Como se preparar para jejuar e orar?

  - Ore, pedindo orientação a Deus para esse tempo

  - Estabeleça quanto tempo vai durar o jejum; se você não está acostumado a jejuar, comece com um jejum pequeno (12 horas) para não causar problemas de saúde

  - Decida o que não vai comer; um jejum total é mais indicado para períodos pequenos e um jejum parcial é melhor para vários dias ou profissões muito cansativas

  - Organize seu horário – quanto tempo vai dedicar à oração? Como vai equilibrar seus compromissos familiares e profissionais durante esse tempo? Seja organizado

· - Faça algumas refeições leves antes, para preparar o corpo; comer muito antes poderá causar um grande choque no sistema; evite também muito açúcar e cafeína

· - Decida o objetivo de seu jejum; por que motivos você vai orar? Para obter respostas? Para mostrar arrependimento? Por libertação? Por relacionamento com Deus?

  

    O que fazer durante o jejum?

  - Beba água com frequência; não faça um jejum muito longo sem água 

  - Se você se sentir tonto ao fazer movimentos, mexa-se mais devagar 

   - Evite situações onde há muita tentação para comer

·  - Aproveite o tempo da refeição para orar e ler a Bíblia  

  - Pense e medite nas coisas de Deus – Salmos 119:97

· - Ore pelos motivos que você decidiu para esse jejum

(Filipenses 4:6).

6Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

 

·  - Passe algum tempo em silêncio com Deus

·  - Obedeça às orientações de Deus

  - Se você sentir de Deus que deve parar, então pare! Não continue só para cumprir uma meta

·  

   Como quebrar o jejum?

  - Faça algumas refeições leves; quebrar o jejum com uma refeição pesada pode ser mau para a saúde

    - Agradeça a Deus por lhe ajudar durante o jejum e por qualquer bênção que tenha recebido

(Colossenses 4:2).

2Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos.

· 

  - Procure pôr em prática o que aprendeu durante o tempo de jejum e oração

(Tiago 1:22).

22Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.

 

Atenção! Pessoas com problemas de saúde devem procurar orientação médica antes de fazer jejum. Estragar sua saúde do corpo não agrada a Deus, pois seu corpo é templo do Espírito.

(1 Coríntios 6:19).

19Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?



0 comentários: