expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 29 de março de 2011

Atividade Física: benefícios na sua vida diária

"Atividade física é um direito de todos e uma necessidade básica". (Unesco)

Todas as manhãs e fim de tardes em Tarauacá é comum as pessoas caminharem pelas ruas da cidade em busca de benefício fisiológico através da atividade física. Muitas delas iniciam esperando em 10 dias obter um resultado desejável.

A pessoa sedentária deve praticar de duas a três vezes por semana. O nosso corpo vive de acordo com o rítimo que nós proporcionamos. Se não o colocar pra exercitar ele se habitua viver de modo sedento, o metabolismo fica mais lento, você fica obeso. Nosso corpo se adapta ao estilo de vida que nós vivemos.

É da mesma forma quando iniciamos uma atividade física. Primeiro os benefícios acontecem internamente, melhora o funcionamento dos músculos, sistema cardio-respiratório, o coração bate melhor, ossos, articulações, tendões, enfim, todo o corpo se adapta ao novo estilo de vida que você propôs.

Deste modo, para quem busca um corpo belo e sarado, devo aconselhar que a disciplina, a paciência, o equilibrio e sua individualidade biológica são fundamentais para que seu corpo apresente as reações que você deseja.

Mas afinal, o que é atividade física?

"A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso" (CASPERSEN et alii,1985).

Vale tudo

Andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer cooper, enfim, levar uma vida mais ativa.

Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.


O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.

A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.

A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.

Efeitos da atividade física sobre o organismo

Cérebro: Proporciona sensação de bem estar, melhora a auto-estima, reduz os sintomas depressivos e ansiosos, melhora o controle do apetite.
Como funciona: A atividade física estimula a liberação de substâncias que "melhoram" o funcionamento do sistema nervoso central.

Nariz e Garganta: Reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.
Como funciona: A atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos (componentes das proteínas) que melhoram a ação protetora do sistema imunológico.

Pulmões: Melhora a capacidade pulmonar e aumenta a capacidade de consumo de oxigênio.
Como funciona: A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.

Coração: Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor). Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse Reduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc). Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.
Como funcina: Estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias - como pressão arterial e colesterol.

Barriga: Facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejado  e combate a obesidade.
Como funciona: Reduz a gordura e aumenta a massa muscular. O músculo é um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.

Pâncreas:  Facilita o controle do diabetes.
Como funciona: Diminui a resistência à ação da insulina ( hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

Pernas: Diminui edemas, varizes e o risco de trombose.
Como funciona: Aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente para o coração.

Vasos Sangüíneos: Reduz obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), " derrames cerebrais" e infartos.
Como funciona: Reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol "bom"), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias. Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial.

MúsculosFortalece a massa muscular  e  aumenta a flexibilidade.
Como funciona: A atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo.

Ossos: Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice.
Como funciona: Estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo).

Fonte: CREF



0 comentários: