expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Suplementos Alimentares e Exercícios Físicos


Assim como a glicose é unidade formadora dos carboidratos, os aminoácidos são as unidades que se agrupam, em grande número, formando as moléculas de proteína. A idéia é que a ingestão dessas unidades protéicas após um treino intenso, adicionadas a soluções de carboidratos, determinaria maior recuperação após esforço, seguido de aumento da massa muscular. Os aminoácidos mais utilizados são o BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e a creatina.

O BCAA, apesar de muito utilizado, não recebeu a aprovação da Anvisa por falta de comprovação científica. A hipótese é de que esse composto poderia aumentar a tolerância ao esforço físico prolongado. Os fabricantes recomendam a sua utilização antes e após o treino, mas a opinião dos estudiosos no assunto, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, é discordante. A maioria dos estudos realizados parece não demonstrar benefícios do BCAA e os resultados favoráveis, principalmente no que diz respeito à recuperação muscular, talvez sejam atribuídos às soluções ricas em carboidratos adicionadas ao esquema de suplementação pós- treino.

A creatina foi recentemente aprovada pela Anvisa como parte de um programa específico para atletas. Nesse grupo, ela tem sido apontada como o suplemento nutricional de maior eficiência no desempenho físico em exercícios de força de alta intensidade e curta duração. De acordo com alguns estudos, a creatina ingerida chega aos músculos onde promove retenção de líquidos e uma aparência muscular definida e hipertrofiada, além de promover estímulo energético para um intenso trabalho muscular. Esses estudos são ainda preliminares e envolvem um número muito pequeno de paciente. Por isso devem ser ampliados para que possamos obter maior embasamento em suas indicações e contra-indicações.

Em relação aos efeitos colaterais da creatina, eles parecem não ser importantes. Por outro lado, também sabemos que esse suplemento não tem indicação para praticantes de atividade física sem finalidades competitivas. Para esses, bastam 2g de creatina ao dia, encontrados facilmente em dois deliciosos bifes de carne bovina.

Fonte: uol

0 comentários: