expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 14 de março de 2016

Operação Casca de Banana - Por Walter Bom Braga


O golpe, a princípio estava estruturado na seguinte cronologia.
Na quinta-feira dia 10/03, as revistas Veja ou Época publicariam a delação manipulada de Delcídio, que foi originada em dezembro, mas estava reservada para ser revelada essa semana.
No dia seguinte, na sexta-feira dia 11/03, Sérgio Moro prenderia Lula.
No sábado dia 12/03, a convenção do PMDB abandonaria o governo.
No domingo dia 13/03, o povo inflado pela intensa cobertura da mídia, gerava clamor nacional, e na próxima semana votavam o impeachment derrubavam a Dilma e talvez soltassem o Lula.
O PMDB colocava tucanos no governo e fechava a Lava Jato, só com nomes petistas e cassava a legenda do PT. Porém algo deu errado, algo vazou. A jornalista que publicou na Revista ISTO é namorada o ex-ministro da justiça, Eduardo Cardozo. Essa revista nunca tinha publicado furos da lava jato. Suspeito que o governo, antecipou o furo para desarmar a bomba e ganhar uma semana para defesa.
Assim tudo perdeu a cronologia inicial. Dessa forma, Moro teve antecipar a prisão de Lula em uma semana, e tentou prender o Lula na semana passada, mas algo deu errado. Os políticos de oposição e a mídia golpista já sabiam com antecedência, tanto que o Jair Bolsonaro estava em Curitiba com fogos de artifício para receber o Lula algemado. O redator da Época disparou um Twitter de madrugada dizendo que o dia seria cheio de paz e amor, no dia da condução coercitiva de Lula.
Há rumores de que foi a Aeronáutica, que impediu que o Lula fosse preso pelos agentes da Polícia Federal de Sérgio Moro, cercando o avião que levaria o Lula para Curitiba. Porque eles fariam isso? Uma ordem dessas só pode ter vindo do alto escalão e não poderia ser realizada sem um bom embasamento ou a PF poderia acusar o militar que deu essa ordem de conspiração e obstrução da justiça. O que ocorreu depois? Sérgio Moro botou a viola no saco e começou a afinar o discurso.
Como a prisão de Lula foi debelada, tiveram que apelar para um plano B, que consistia no pedido de prisão realizado por Cássio Conserino, na quinta-feira dia 10/03, com a esperança de que Lula fosse preso no dia 11/03 e recolocar o golpe nos trilhos. Para isso foi escolhido uma juíza inexperiente para ceder à pressão dos golpistas.
O perfil dessa juíza não condiz com a importância da decisão. Sabemos agora que a juíza negou o pedido de prisão do Lula, resolvendo tirar o dela da reta. A decisão estava marcada inicialmente para segunda-feira, muito provavelmente ela foi pressionada para antecipar a decisão, mas foi esperta e não cedeu à pressão. Entretanto, apesar de tudo ter sido muito bem tramado o governo está conseguindo desmantelar, pois Lula continua solto, não foi preso as vésperas das manifestações.
O que ainda não entendi foi porque todos os atores que há um ano vem tramando o golpe foram unanimes em criticar o pedido de prisão de Lula emitido pelo Ministério Público de São Paulo Ou fizeram isso para camuflar o ímpeto golpista ou para mostrar isenção ou porque o governo pegou eles em flagrante. Deve ser uma dessas três alternativas.
Na coletiva do governo, Dilma estava com um tom irônico e sarcástico, ela deixou uma suposta pista para os jornalistas, acho eu. Ela no final disse algo assim: “eu iria falar em inglês com vocês, mas eu não lembro como se fala casca em inglês, isso é uma casca de banana” Ela falou isso diretamente para os jornalistas da Globo e das demais mídias golpistas, que insistiam em polemizar na pergunta se Lula seria Ministro ou não. O engraçado foi que ela falou isso com o sorriso mais sarcástico que já vi na vida.
No meio da tarde o Ricardo Noblat, publica um Twitter dizendo que o golpe era engendrado pelos políticos corruptos que queriam derrubar a Dilma para acabar com a Lava Jato, antes que chegassem neles. Essa mudança de ímpeto de um dos principais ativistas do golpe é realmente muito estranha. Podem ter certeza que tem caroço nesse angu e que em breve teremos grandes novidades.
Eu posso estar viajando, ou até mesmo delirando, mas acho que o governo está com uma investigação contra os golpistas de nome “casca de banana” Isso explica a mudança de tom de Ricardo Noblat de ativista do Golpe para defensor da Dilma nos minutos finais que antecedem os movimentos importantes e decisivos.
Acho que a Dilma colocou a Agencia Brasileira de Inteligência (ABIN) para investigar os golpistas e ela conseguiu apurar as provas necessárias para debelar o golpe. Depois que o Temer escreveu aquela carta infame para a Dilma, houve boatos, de que Temer desconfiava que a Dilma tinha colocado a ABIM em cima dele.
Vamos aguardar amanhã como será o desfecho da reunião do PMDB, se eles vão romper com o governo conforme intencionavam, quando marcaram a reunião às vésperas das manifestações, ou se vão ser intimidados pela falha da operação de não prender o Lula.
O Lula, mesmo estando acuado com a essas ameaças negou aceitar a indicação para ministro e assim abriu mão de ganhar a proteção do foro privilegiado, e já marcou presença na passeata do dia 18/03. Eu acredito que nas vésperas dessa passeata a verdade virá à tona e os golpistas serão debelados. É esperar para ir ajustando as análises à medida que novas informações virão a público. Mas eu acredito que tem algo muito grande e estranho se movimentando no fundo.
Acredito piamente na tentativa de golpe, que foi montado pelos políticos do PMDB e do PSDB com da intensa participação da mídia golpista (PIG), com a flagrante participação do judiciário seletivo e de uma parcela da Polícia Federal. Acho que o golpe deve ser liderado pelo Eduardo Cunha. A cada hora, mais um indício sugere que a coisa é maior do que a gente imaginava.
Vamos aguardar novas pistas. Se eu não estiver certo, amigos, se o governo não tiver agido de forma preventiva, se a Dilma não tiver partido para o ataque. Amanhã, quando o PMDB, abandonar o governo (se abandonar), será quase a vitória do impeachment, mesmo sem a prisão de Lula.

Sabemos que o impeachment não possui lastro jurídico para isso. Se eles aprovarem o impeachment, e com a participação do PMDB eles vão conseguir, vamos ter que ir para as ruas e botar esse golpistas para correr na marra. Entretanto, se a Dilma tiver agindo como eu suponho, não será a Dilma que vai escorregar na casca de banana, serão eles.


0 comentários: