segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Qual a melhor atividade física para perder peso?


A maioria das pessoas que desejam emagrecer, muitas vezes acabam optando por remédios para conseguirem perder peso. O que não é nada saudável, e pode proporcionar sérios riscos à saúde. O melhor para quem deseja realmente perder peso, e diariamente fazer alguma atividade física, ou começar praticar esportes. Sem falar que ter uma alimentação leve, é essencial para quem deseja emagrecer sem utilizar remédios.

Primeiramente é sábio lembrar que o excesso de gordura no abdomem poderá acarretar problemas para a saúde do seu coração. Então, antes da estética vem a sua vida. Muitos alunos perguntam qual é o melhor exercício para perder a barriguinha. Seria a caminhada por mais de 30 minutos? Seria a natação? A aula de spinning? A musculação? O Pilates? E a Hidroginástica?. Enfim, quem quer emagrecer quer perder peso, e perder peso significa ter uma ótima dieta, um bom sono, procurar se estressar pouco e realizar atividade física com gasto calórico considerável.

As atividades aeróbicas são excelentes fontes de gasto calórico. São elas: a caminhada, a corrida (running), a bike (spinning), a hidroginástica, a natação, as aulas de jumping (cama elástica) e as aulas de danças aeróbicas em geral.

A verdade é que a dieta e a atividade física trabalham de uma forma junta. O desequilíbrio pode levar aos extremos como: se eu como mais e faço menos atividades, maior o numero de calorias no organismo e a consequência é um aumento da massa gorda (gordura). Se eu comer menos e malhar mais, maior o gasto calórico, consequentemente maior a perda de gordura e aumento da massa muscular.

Para termos uma noção, uma aula de alongamento de 30 minutos para uma pessoa com 60 kg aproximadamente gastam-se 90 kcal. A mesma pessoa andando devagar 30 minutos na esteira são gastos 156 kcal, já andando mais rápido são 270 kcal. Já na natação esse aluno pode perder entre 250-290 kcal. Correr em terreno plano esse aluno perde aproximadamente 310 kcal e correr numa ladeira ou fazer uma aula de spinning já são 400kcal perdidas.

Por isso é fundamental fazer uma avaliação médica primeiro, um acompanhamento nutricional para detectar seu erro alimentar, uma avaliação física com seu professor e consequentemente seu programa de exercícios. É importante você fazer aquilo que te agrada e que não possa gerar lesões no seu corpo.

Pois bem, vamos nos conscientizar que a alimentação não pode ser exagerada e que a academia está lhe aguardando com uma gama de atividades físicas legais para você poder escolher.

 
Fonte: novartis

0 comentários: