terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mitos sobre emagrecimento: não exagere em exercícios e remédios


 O excesso de exercícios é um engano que costuma se cometer no desespero em perder peso.

Emagrecer rápido demais é uma falta de cuidado enorme com o nosso corpo. Querer perder 10 quilos que ganhamos em vários meses em apenas uma semana agride nossa saúde consideravelmente. Quando queremos emagrecer, é preciso ter em mente que assim como não ganhamos peso de um dia para o outro, a mesma regra se aplica para perder alguns quilos.
"A primeira coisa que devemos levar em conta no processo de emagrecimento é a velocidade com que o nosso organismo queima gordura", diz o pesquisador da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo e especialista em treinamento esportivo Rodrigo Ferraz à revista "SAÚDE". "Eliminar mais de um quilo por semana, na maioria das vezes, significa que estamos perdendo muito mais do que gordura", explica.
"Quando não há tempo suficiente para se adaptar às mudanças, o corpo reage de forma negativa. E é assim que aparecem os problemas", completa a nutricionista Catarina Stocco, especialista em nutrição clínica funcional. Ela também diz que quando perdemos peso com muita rapidez, o fígado pode ser prejudicado, além de ficarmos vulneráveis a termos anemia, mal-estar, fraqueza e até mesmo pedras na vesícula.
Muitas pessoas acreditam que vomitar aquilo que comeu vai eliminar as calorias ingeridas. Isso é mito. Apenas a água é eliminada. Desta forma, além de não emagrecer, a pessoa ainda pode ficar desidratada. Com relação aos laxantes e diuréticos o raciocínio é o mesmo: perda de líquidos e sais minerais. "Esses remédios podem provocar desidratação, redução dos níveis de potássio, cálcio e magnésio no sangue. O indivíduo pode apresentar arritmias cardíacas, fraqueza muscular e até ter uma parada cardíaca", diz a nutricionista da PB Consultoria, em São Paulo, Paula Crook.
O excesso de exercícios também é outro engano que se costuma cometer no desespero em perder peso. "Praticar todos os dias o mesmo esporte gera fadiga osteomuscular e facilita o aparecimento de lesões", diz Rodrigo Ferraz. O ideal é praticar diferentes exercícios a cada dia, em modalidades e intensidades diferentes. Isso porque ganhamos massa muscular, fortalecimento dos ossos e perdemos gordura no período de descanso. Se não temos este tempo, ocorre o processo contrário, conhecido como catabolismo, no qual perdemos massa muscular de maneira generalizada e ainda aumentamos o estímulo para depósito de gorduras.
Existem alguns mitos e verdades sobre emagrecer rapidamente

 

Às vezes muitas pessoas acabam cometendo exageros na esperança de conseguir emagrecer e conquistar um corpo perfeito.

São tantas informações sobre dieta, o que acaba gerando dúvidas e você nunca sabe o que é verdade e o que é mentira sobre todos aqueles truques para emagrecer. A principal, e consultar um nutricionista.

O que é mentira e verdade sobre dieta, segundo especialistas no assunto:

1. Alimentos diet ajudam a emagrecer?
Mito. Eles não têm açúcar, mas possuem as mesmas quantidades de gordura – ou até mais.

2. Alguns alimentos têm gordura zero?
Mito. Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado. Elimine gorduras e use azeites de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.

3. Quem quer emagrecer deve consumir menos sal?
Verdade. Ele não contém calorias, mas o excesso de sódio pode reter a água no corpo.

4. Para perder peso é preciso cortar os doces?
Verdade. É necessário. Um único doce pode ter as mesmas calorias de uma refeição inteirinha!

5. Abacaxi queima gordura.
Mito. Nenhum alimento têm poder de queimar gordura. No máximo, pode acelerar o metabolismo.

6. Pessoas com tendência para engordar nunca serão magras.
Mito. Com alimentação balanceada e atividade física, qualquer pessoa pode emagrecer.

7.Ficar em jejum é penoso, mas emagrece?
Mentira. Quando a pessoa fica em jejum, o corpo não identifica se é intencional ou não. Por isso, ele acaba economizando energia, para nos manter vivos.

8. Beber água durante as refeições engorda?
Mentira. Um copo ajuda a deglutição e lubrificação dos alimentos, facilitando a digestão. Beber mais que um copo não engorda, mas atrapalha, pois dilui as enzimas e o sulco gástrico. As bebidas adoçadas é que aumenta o valor calórico de uma refeição.

9. Chá verde ajuda na perda de peso?
Verdade. Por possuir cafeína e catequinas, ele acelera o metabolismo e atua na diminuição de gordura corporal. Ajudando no processo de desintoxicação do organismo, por ter substâncias antioxidantes.

10. Bebidas isotônicas engordam?
Depende. As bebidas esportivas são feitas para quem pratica atividade física. O objetivo é repor o que foi perdido no suor. Ela não engorda se usada por quem pratica exercícios.

11. Dietas vegetarianas, uma hora ou outra, levarão à anemia?
Mito. Para ter uma alimentação saudável não é preciso comer carnes. Pois, é possível encontrar todos os nutrientes que o corpo precisa em outros alimentos.

12. Comer e assistir televisão engorda?
Verdade. Se a pessoa se alimentar prestando atenção em outras coisas, acaba não percebendo o que está comendo e passa do ponto. O ideal é fazer as refeições em local tranquilo.

13. Maionese? Nem pensar!
Mito. Prefira a light. Em média, a maionese tem 30 calorias por colher de sopa, contra 90 do azeite.

14. Tomar pílula anticoncepcional engorda?
Mito. O que pode acontecer é que esse medicamento pode fazer com que a mulher retenha líquidos, o que causa inchaço. Mas não influencia em nada no acúmulo de gordura.

15. Abdominais ajudam a eliminar a barriga?
Mito. Este exercício fortalece a musculatura do abdome, mas não ajuda a eliminar a gordura localizada.

16. Abacate é calórico?
Verdade. Quando comparado com outra fruta, sim, por causa do seu alto teor de gordura. Ele tem cerca de 162 calorias (100g), o dobro da manga, duas vezes e meia o da maçã ou do abacaxi.

17. Não é bom misturar frutas com alimentos salgados ou carboidratos com proteínas?
Mito. A natureza é sábia e os próprios alimentos naturais já contêm essas misturas. O feijão, a soja e a quinoa, tem carboidratos e proteínas.

18. Refrigerantes diet e light estão liberados?
Mito. Eles não possuem calorias, nem nutrientes. O corpo, com ajuda do fígado, precisa expulsar substâncias como poluição, produtos de limpeza e alimentos industrializados. Os excessos sobrecarregam o fígado e causam doenças.

19. Vitamina engorda?
Mito. As vitaminas não fazem com que a pessoa aumente o peso. As vitaminas abrem o apetite.

20. É preciso comer mais vegetais?
Verdade. Além de serem saudáveis e pouco calóricos, eles ocupam um bom espaço no prato por serem volumosos, e isso ajuda a não exagerar no restante.

21. Obesos, ao menos, estão bem nutridos?
Mito. Foi provado que muitos obesos são desnutridos, pois não se alimentam de maneira adequada. Não adianta comer demais, se o que você consome não é saudável.

22. Salada pode ser muito calórica?
Verdade. Conforme o molho ou tempero, você acrescenta calorias demais ao prato. O ideal é usar shoyu, limão, vinagre, aceto e molhos light. E não exagere no azeite, que é saudável, mas engorda.

23. Pular uma refeição por dia economiza boas calorias?
Mito. O ideal é comer cada três horas, para manter os níveis de glicemia. O que ajuda a evitamos o estresse do jejum (que poupa energia e impede o emagrecimento) e evita a fome exacerbada na próxima refeição.

24. Cenoura com casca ajuda a emagrecer?
Verdade. As fibras contidas na casca prolongam a sensação de saciedade. Por isso, esse alimento deve estar presente no prato de quem está de dieta.

25. Tomar vinagre antes das refeições ajuda a não engordar?
Mito. Não faz efeito nenhum e as pessoas que tem esse hábito pode acabar desenvolvendo uma úlcera.

26. Comer banana diminui a cãibra na hora de malhar?
Verdade. Há vários motivos para o aparecimento da cãibra, um deles é a falta de potássio. Visto que a banana é rica neste mineral, auxilia na diminuição da dor.

Portal da educação física

0 comentários: