expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O que é cãibra e espasmo?


Qual é a origem da câimbra?
O sintoma sinaliza que há algum desajuste de ordem metabólica no corpo, como fadiga muscular, suprimento de sangue insuficiente ou desequilíbrio de minerais no organismo, como o cálcio, o sódio e o potássio.
A câimbra, ou cãibra, é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez.
Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações. Os mais comuns são: Panturrilhas (batata da perna), músculos anteriores e posteriores da coxa, os pés, as mãos, pescoço e abdômen.
O que causa as cãibras?
Existem diversas causas possíveis para um episódio de câimbra, mas na maioria das vezes existe uma soma de fatores levando a uma câimbra: Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço físico), Desidratação (importante causa em idosos e em quem usa diuréticos), Gravidez, Fratura óssea (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente), Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia.
Existem ainda outros fatores que são associados às cãibras, um deles é fazer atividade física em locais extremamente quentes, isso porque o suor contém fluídos, sal, potássio, magnésio e cálcio, e quando o nível desses fluídos diminui muito, as crises de cãibras aumentam.
Como tratar as cãibras?
Elas geralmente somem sozinhas, mas existem algumas dicas que podem acelerar o processo: Interromper a atividade que causa cãibras, Suavemente alongar e massagear o músculo com câimbra, manter a posição de alongamento até que a câimbra seja interrompida.
Como prevenir as cãibras?

Enquanto não houver certeza da causa da cãibras, é difícil afirmar com exatidão como preveni-la. Porém, esses conselhos são os mais conhecidos e recomendados:
Treine regularmente e evite a fadiga muscular;
Alongue-se sempre após o exercício;
Faça um aquecimento antes das atividades físicas;

Mantenha a hidratação com bebidas isotônicas e nutrição adequada durante atividades físicas de maior duração.

Banana evita câimbras?

Essa história da banana é um pouco confusa. A fruta é rica em potássio, carboidratos (glicose) e água. Durante o esforço físico existe uma grande demanda dos músculos por energia (glicose). Depois de algum tempo de exercício o músculo depleta suas reservas de glicose e passa a utilizar outros meios para gerar energia.

Uma das causas de câimbras é o acumulo de ácido láctico, que é o "lixo" metabólico após a geração de energia com baixa utilização de glicose. Uma boa hidratação ajuda a "lavar" esse excesso de ácido láctico da circulação e evita as câimbras.

Portanto, teoricamente a banana ajuda porque repõe os níveis de potássio, hidrata e fornece energia (glicose) para os músculos. Isso é verdade para câimbras induzidas por exercício. Porém, essa dica não funciona com muita gente. A resposta parece ser individual, mas como banana não faz mal a ninguém, não custa testar.


Fonte: portal da educação fisica

0 comentários: