expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Emagrecer comendo até seis vezes ao dia

Por que comer até 6 vezes ao dia é o ideal para emagrecer?

Comer várias vezes ao dia pode ajudar no processo de emagrecimento. Mas muitas pessoas ainda acreditam que, ao realizar apenas três refeições por dia – café da manhã, almoço e jantar – emagrecerão com maior facilidade. E qual a explicação para o fato de que comer mais vezes ao dia ajuda a ficar em forma?

“Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, o metabolismo se torna lento, e nosso organismo entende que ficará um longo período em jejum. Desta forma, toda fonte de energia é armazenada como reserva de gorduras como um sinal de alerta, o que acarretará o ganho de gordura”, explica Liliane Oppermann, médica nutróloga.
Alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia faz que o organismo tenha de trabalhar mais para metabolizar os nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura. Apenas o ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes gera gasto energético, aponta a especialista.

Realizar várias refeições ajuda também a manter o controle do apetite, evitando os exageros e o comer compulsivamente. Em pouco tempo, a pessoa adapta-se e se sente mais saciada com porções menores de alimentos.

Ao comer entre cinco e seis vezes por dia, o metabolismo fica acelerado e, consequentemente, acontecerá queima calórica diária. “Estima-se que dessa forma pode-se aumentar em até 10% o gasto energético total de uma pessoa”, afirma Oppermann.

No comportamento inverso, quando ocorre um jejum prolongado – comer apenas nas “refeições principais” –, o organismo tem maior facilidade de acumular gordura como forma de defesa e garantia de energia em longo prazo, a fim de utilizá-la quando for necessário.

“Também não podemos esquecer que em momentos de jejum prolongado o risco de se exceder na quantidade de alimentos na refeição seguinte é muito maior”, alerta a nutróloga.

Emagrecer comendo até seis vezes por dia – Algumas pessoas acreditam que o ‘quanto menos você comer, melhor é para emagrecer!’ Sim, em partes até que estão certas, mas assim a pessoa ficaria fraca e podendo causar doenças por não se alimentar adequadamente, pois nosso organismo precisa de energia para manter o nível de glicemia estável, fazendo com que você sinta fome. Então nós daremos algumas dicas de como emagrecer comendo até seis vezes ao dia.

Você deve estar pensando “Mas que loucos, por que dizem isso?”.

Vamos citar um exemplo, você almoça e fica durante a tarde sem comer (Seu metabolismo já estará mais lento em quanto passa o tempo), e então chega a noite e já faz mais de 7 horas da sua última refeição, seu corpo não sabe mais de onde tirar energia, então da próxima vez que você se alimentar ele irá armazenar como reserva de gorduras, e assim você estará ganhando gorduras, mesmo que seja como fonte de energia. Você pode até dizer que não sente fome mesmo ficando muito tempo sem comer, mas o seu corpo está utilizando a energia da sua massa muscular, então de que adianta.

No caso, o que queremos transmitir é que você se alimente a cada 3 horas refeições leves, sem exagerar. Isto provocará uma redução da capacidade do estômago, fará com que seu estômago não estoque gorduras e consequentemente gerando uma perca de peso e gorduras.

As orientações acima nos levam a fazer uma reflexão sobre o comportamento que temos diante do nosso corpo. Aliar a alimentação ao exercício físico é a possibilidade que temos de prevenir futuras complicações com nossa saúde. Não precisamos esperar os sintomas aparecerem para readequar nossa alimentação e praticar atividades físicas.

Uma boa saúde está associada à prática regular de exercícios físicos. Ser sedentário é esperar os sintomas do colesterol, respiração, obesidade, entre outros, fazer parte da sua rotina de vida. Será que é isto que você quer? Penso que não, então se mexa faça alguma coisa pelo seu coração, seu pulmão e pela sua auto-estima, enfim, pela sua saúde. Envelheça jovem, pratique atividade física.


fonte: uol.com.br

0 comentários: