expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O que os Gansos nos ensinam


Precisamos ser Gansos na nossa vida.


Quando se vê gansos voando em formação "V" você pode ficar curioso quanto as razões pelas quais eles escolhem voar desta forma. A seguir, algumas descobertas feitas pelos cientistas:

- Fato: A medida que cada ave bate as asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação "V"o grupo inteiro consegue voar pelo menos 70% a mais do que cada ave voasse isoladamente.

- Verdade: Pessoas que compartilham uma direção comum em senso de equipe, chegam ao seu destino com mais facilidade e rapidez,por que elas se apoiam na confiança umas das outras.

- Fato: Sempre que um ganso sai fora de formação ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de tentar voar só, e rapidamente retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à frente.

- Verdade: Existe força, poder e segurança em grupo, quando viajando na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.

- Fato: Quando o ganso líder se cansa ele reveza indo para a traseira do "V"enquanto um outro ganso assume a ponta.

- Verdade: É vantajoso o revesamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.

- Fato: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manter o ritimo e a velocidade.

- Verdade: Todos nós necessitamos ser reforçados com apoio ativo e encorajamento.

- Fato: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema, e então reiniciam a jornada os três ou juntando-se a outra formação, até encontrar o grupo original.

- Verdade: Precisamos ser solidários nas dificuldades.

Sendo parte de uma equipe, nós também podemos utilizar adequadamente os recursos disponíveis, para que o fruto do nosso trabalho ganhe em qualidade.
Se tivermos senso de comunidade como os gansos, saberemos revezar-nos na execução das tarefas difíceis compartilhando uma direção comum.
Da próxima vez, ao ver uma formação de gansos voando, lembre-se que é uma recompensa, um desafio e um privilégio fazer parte de uma equipe.
Uma equipe só poderá ser forte se houver cumplicidade. Acreditar e ser ousado nas inovações.
Fonte: Alexandre Rangel

0 comentários: