quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Erros comuns na academia


1. O Aluno chega na academia e quer começar a malhar imediatamente. O ideal é que o aluno primeiramente seja submetido a uma avaliação física e médica para descobrir o seu verdadeiro estado clínico e a sua condição física, e a partir daí ter um plano de exercícios para seu objetivo.

2. Começar a treinar sem uma orientação. Em muitos casos o aluno começa a treinar da forma como algum amigo lhe disse que era o correto, e não procura orientação do instrutor de sua academia, isso pode prejudicar sua performance e os seus objetivos não serão alcançados, alem do risco de lesão.

3. Realizar qualquer exercício físico sem um aquecimento específico. O aluno chega sempre com pressa, porque nos dias de hoje o tempo é bem limitado e começa a treinar sem uma preocupação preliminar. Dessa forma o mesmo pode adquirir uma lesão ou até uma perda no rendimento dos exercícios. Faça sempre aquecimentos e alongamentos antes e depois do treino.

4. Realizar atividade física sem se alimentar. O corpo precisa de combustível para funcionar e funcionar bem para responder aos exercícios na hora do treino, e para isso uma alimentação bem balanceada antes dos treinos é muito recomendada. O aluno acha que ficar sem comer vai ajudar a perder peso e acaba em muitos casos prejudicando seu treino e seu corpo.

5. Trabalhar com uma intensidade ou uma sobrecarga acima do que é recomendado para o seu corpo. O aluno, em muitos casos, trabalha em uma intensidade que não é adequada, aumenta seus pesos e séries de uma hora para outra sem orientação. Na musculação elevar as cargas com pouco tempo de treino e sem orientação pode acarretar uma lesão.

6. Não utilizar roupa adequada para atividade escolhida. Existem pessoas que vão para a academia de calça jeans, chinelo, tênis impróprio, camisa de manga longa... o corpo precisa de espaço, ar, conforto durante os treinos e trajes que lhe facilite os exercícios. Use roupas leves e tênis apropriado que facilite a transpiração.

7. Utilizar suplementação sem orientação. Muitos alunos iniciam na academia e já compram suplementos antes de começar a treinar e como o nome mesmo diz o suplemento serve para suprir alguma coisa que está faltando em nossa alimentação e o ideal é procurar um profissional da área para buscar indicação.

8. Deixar seu amigo realizar seu treino. Isso acontece muito. Em alguns casos quem está acompanhando seu exercício, seu parceiro de treino, faz toda a força que você deveria fazer na execução do mesmo, desse modo você não conseguirá bons resultados. O ideal é que o parceiro só lhe ajude quando nas ultimas repetições, você estiver exausto, quase sem força, aí sim é hora daquela mão santa.

9. Treinar somente em períodos importantes. O aluno entra na academia ou fica sem treinar e aí vem o carnaval,o casamento de alguém, uma festa, o verão e ele volta a treinar muitas vezes no ritmo que estava ou até mais forte, sendo que o nosso corpo necessita de estímulos ordenados. Sendo assim, um treino em que só é realizado em datas importantes, com intenção de resultado rápido, dificilmente pode dar resultado. O mais provável é adquirir uma lesão e perder o interesse pela atividade física e isso acontece muito. Se você parou os treinos deve reiniciar do zero.

10. Executar os exercícios sem se preocupar com a postura. A maioria das pessoas não se preocupam com sua postura durante o treino, fazem de qualquer forma. É muito importante a postura correta na execução dos exercícios, quando não, causam muitas dores e lesões, podendo deixar o aluno até semanas com dores localizadas ou generalizadas, afastando-o da academia por um certo período.

11. Treinar um tempo maior do que foi recomendado. Muitos alunos chegam na academia e querem resultados rápidos e ficam de 3 à 4 horas treinando sem parar, muitos até malham todos grupos musculares num dia só. O tempo recomendado de treino é 1h (uma hora) por dia, que pode se estender um pouquinho, mas que não deve passar de 2h (duas horas) por dia.


Fonte: treino em foco

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