terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Respire bem e melhore o seu desempenho na atividade física


Respirar é uma ferramenta indispensável para a nossa sobrevivência. O oxigênio que chega aos pulmões é transferido para o sangue, espalhando-se para todo o corpo, abastecendo as células e produzindo a energia necessária para manter o organismo em constante atividade.

Porém, a importância da respiração excede esses limites, e é responsável por uma significativa melhora no rendimento do exercício físico e da saúde física e mental.

Muitas pessoas dizem que “não sabem” respirar. Na verdade, o que aprendemos a desenvolver ao longo do tempo é a habilidade de controlar a respiração, isto é, administrar a quantidade e a intensidade de inspirações e expirações.

Exercícios aeróbicos são suportes essenciais para o aumento da capacidade cardiopulmonar, facilitando o trabalho do sistema respiratório. Na caminhada, é mais fácil coordenar a respiração, diferentemente de uma corrida, que exige mais oxigênio e dobra a frequência respiratória.

Entretanto, a dica é respirar livremente, de acordo com a intensidade da sua atividade. Coordenar a respiração durante o exercício faz com que você o desempenhe de forma incompleta. Atletas de alta performance, por exemplo, usam o diafragma para respirar com mais qualidade.

Outro fator importante são os horários escolhidos para a prática de corridas ou caminhadas. Entre as 5h e 7h da manhã, é o período mais indicado, já que o sol está fraco e a poluição mais moderada, além de proporcionar mais ânimo para o restante do dia.

Evite exercitar-se entre as 10h e 16h, quando o sol é mais intenso. Depois das 17h, o popular “horário de rush” aumenta excessivamente os gases poluentes no ar, prejudicando a respiração.

Por último, aprender a respirar pelo nariz é essencial, já que ele é mais preparado para receber o oxigênio que chega até o pulmão. Os pelos ajudam a remover as impurezas do ar, além de aquecê-lo a uma temperatura mais próxima do corpo.

Para obter um maior êxito em suas atividades físicas, é fundamental que você aprenda a respirar corretamente. Além dos benefícios já citados, o controle da respiração ajuda a lidar com sentimentos de ansiedade e medo, que aumentam a frequência cardíaca. E, quanto mais oxigênio seu coração bombeia, melhor será o seu condicionamento físico.

Fonte: g1

0 comentários: