expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Exercício Físico: dores pós-treino



Depois de um treino pesado, a maioria das pessoas relatam dores musculares nas partes treinadas, esta dor aparece entre 24 e 48 horas depois do treino e podem durar até mesmo uma semana. Isso acontece muito.

Quando você treina, você literalmente desgasta o tecido muscular. Durante os dias que seguem, o músculo começa a se reconstruir, é obvio que isso só acontece se o praticante der o tempo necessário para essa reconstrução. Este processo de reconstrução cria novos tecidos musculares que serão mais fortes e maiores do que antes é o que chamamos de processo de hipertrofia muscular.

Toda vez que você der um novo estimulo “choque” em seus músculos, com um novo programa de treino, aumento de peso, novos exercícios, quantidade de séries e repetições que o seu corpo não está acostumado, é muito provável que você virá a sentir dores musculares no dia seguinte.

Se os seus músculos ainda estiverem doendo no dia em que for treinar/fazer o mesmo exercício e se a dor não for tão intensa, você pode treinar tranqüilamente, após o aquecimento do músculo esse restinho de dor desaparecerá, porém se a dor ainda for intensa, isto é sinal de que o músculo ainda não se recuperou completamente. Você ainda está reconstruindo o tecido muscular danificado do último treino, treinar novamente só irá prejudicar o crescimento muscular, e pode ocorrer perda de massa magra.

Como evitar estas dores depois do treino ?
Sugerimos que você primeiramente aprenda a gostar desta dor em vez de tentar evitá-la, pois se você realmente quer ganhar massa muscular e os seus treinos são pesados, a dor vai estar sempre presente, mas você pode minimizá-la pelo menos um pouco. Uma dica simples são exercícios aeróbicos e se alongar após o treino, fazendo o sangue se concentrar nas áreas treinadas.

Por exemplo: para quem tem muitas dores nas pernas no dia seguinte a um treino de perna, após exagerar nos agachamentos, você pode fazer 10 minutos de bicicleta logo após o treino, seguido de um bom alongamento somente nos músculos inferiores. Isto além de diminuir as dores, pode evitar lesões. Massagem também pode ser uma alternativa.

De uma forma ou de outra, a dor depois do treino é algo benéfico para os seus objetivos. Se você treina apenas para manter a boa aparência ou por recreação é outra história, essa dor pode ser a má execução dos exercícios, mas se você treina para crescer a dor é algo que você terá que ter para si e para ter resultados. O lance é destruir o músculo durante o treino e depois descansar o máximo e alimentá-lo de forma correta para ocorrer o ganho de massa muscular.

OBS: Não existem suplementos que possam ajudar a diminuir esta dor, o que você pode fazer é uma suplementação pós-treino com proteína, carboidratos e glutamina, isto aumentará a velocidade da recuperação do músculo, mas mesmo sem isso a dor aparecerá do mesmo jeito.



0 comentários: